I Seminário de Pesquisas em Andamento do PPGL/Ufes

O Seminário de Pesquisas em Andamento do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Espírito Santos (Ufes) tem por objetivos a divulgação interna dos trabalhos de pesquisa sendo desenvolvidos pelo corpo discente do PPGL-Ufes; a criação de uma oportunidade para debates que venham a contribuir com a pesquisa em suas diversas fases de desenvolvimento; o acompanhamento da realização das pesquisas no âmbito do PPGL por parte de toda a comunidade docente e discente.

O I Seminário de Pesquisas em Andamento do PPGL será realizado nos dias 23 e 24 de outubro de 2017, nas dalas 208 e 308 o prédio Bárbara Weinberg, Campus Goiabeiras, Ufes. É esperada a participação de grande parcela do corpo docente e todos os alunos do currículo novo inscritos na disciplina "Seminário de Pesquisas em Andamento"; os demais alunos são convidados a participar.

O que se espera da participação dos discentes do PPGL é que apresentem o estado atual de sua pesquisa de dissertação ou tese, incluindo brevemente um histórico da pesquisa, com a proposta inicial e os caminhos tomados a partir dela. Não é necessário que o aluno prepare um tema especial para o Seminário; ao contrário, a finalidade do evento é justamente que o aluno apresente aquilo em que ele está trabalhando no momento: 1) apenas o projeto, para os alunos recém-chegados; 2) um capítulo ou subtema, para os que estão em pleno desenvolvimento do trabalho; e 3) as conclusões, para os que estão finalizando seu trabalho.

Os alunos deverão enviar para o e-mail copesa.ppgl [at] gmail.com um resumo do que pretendem apresentar até o dia 02 de outubro; o resumo será enviado aos professores debatedores, para que estes possam preparar-se para o debate, se assim desejarem. Para o dia do evento, sugerimos que os alunos preparem textos de cerca de cinco páginas para leitura. Cada mesa terá, preferencialmente, dois doutorandos e dois mestrandos, e os professores indicados não deverão ser orientadores de nenhum dos trabalhos da mesa de que participam. Cada professor comentará o trabalho dos alunos de sua mesa.