Eventos regulares

Os eventos regulares do PPGL/Ufes organizam-se em:

a) SEMESTRAIS: Aula Inaugural do Semestre. O PPGL-Ufes tem por tradição convidar, para proferir uma aula inaugural, um professor e pesquisador de outra instituição brasileira,. As aulas inaugurais contemplam as diferentes linhas e projetos de pesquisa existentes no programa, bem como trazem novas perspectivas de trabalho para docentes e discentes. Nos últimos anos, as aulas inaugurais foram proferidas por:

2011/1 - Marília Rothier Cardoso (Puc-Rio);

2011/2 - Isabela Tardin Cardoso (Unicamp);

2012/1 - Sérgio Nazar David (Uerj);

2012/2 - Pablo Gasparini (Usp);

2013/1 - Regina Zilberman (UFRGS);

2013/2 - Walter Garcia da Silveira Jr. (Usp);

2014/1 - José Américo Miranda (UFMG);

2014/2 – Eduardo Coutinho (UFRJ);

2015/1 - Silviano Santiago (UFF);

2015/2 - Italo Moriconi (Uerj);

2016/1 - Walter Carlos Costa (UFSC).

b) ANUAIS: Congresso de Estudos Literários (na XVII edição, em 2015); Colóquio de Pesquisas em Andamento (na IV edição, em 2015); Jornada de Estudos Clássicos (na V edição, em 2015); Colóquio IFES-UFES de Leitura, Literatura e Educação (na V edição em 2015); Semana de Pesquisa em Letras (na X edição em 2015, em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e com o Departamento de Línguas e Letras).

c) BIANUAIS: Bravos Companheiros e Fantasmas: Estudos sobre o Autor Capixaba (na VI edição, em 2014); Jornada de Literatura e Educação (na II edição, em 2014 - evento itinerante, realizado com apoio do PPGL/Ufes); Congresso Nacional de Africanidades e Brasilidades (na II edição, em 2014).

d) SAZONAIS: outros colóquios, feiras, jornadas, simpósios, seminários e congressos organizados pelo corpo docente e discente (por exemplo, encontros de Grupos de Trabalho, de Grupos de Pesquisa, edições itinerantes de eventos etc.).

e) DEBATE-PAPOS: são encontros sem periodicidade regular, em que pesquisadores convidados (internos e externos à instituição, tanto brasileiros quanto estrangeiros) expõem suas pesquisas e, a seguir, debatem com o público, em um clima menos formal que o de uma palestra ou conferência. Ocorrem pelo menos 4 desses encontros por ano.

Recentemente, podemos citar a realização dos seguintes Debate-Papos:

28 de março de 2016
Clemens van Loyen
Título: Tradução como ato de liberdade: A filosofia da tradução de Vilém Flusser

26 de fevereiro de 2016
Paulo Roberto Tonani do Patrocínio (UFRJ)
Título: Os territórios marginais na obra de Rubens Figueiredo

05 de novembro de 2015
Pedro Sevylla de Juana
Título: Iberia y su consecuencia; mi escritura como reflejo

09 de julho de 2015
Enric Bou Maqueda (Unive)
Título: Aprehender lo cotidiano: vidas subterráneas

17 de junho de 2015
Niall Slater (Emory University-EUA) e Christopher Marshall (Univeristy of British Columbia - Canada)
Comédia Romana: o teatro de Plauto

27 de abril de 2015
Guilherme Gontijo Flores (UFPR)
Diversões na tradução de Propércio e Horácio.

07 de abril de 2015
Luís Fernando Beneduzi (Unive)
Internacionalização Ufes/Universidade de Veneza: dupla titulação