Comissões internas

COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO E REVISÃO DO REGIMENTO DO PPGL/UFES

Composta pelo coordenador e pelo coordenador adjunto, essa comissão é responsável pela proposição e acompanhamento de ações relativas à melhoria dos processos e procedimentos do PPGL/Ufes em suas dimensões administrativas e acadêmico-científicas, internas e externas, bem como ao planejamento a curto, médio e longo prazo dos rumos a serem tomados pela gestão, com reflexos na vida cotidiana de discentes e docentes, visando a um cumprimento cada vez mais efetivo dos objetivos traçados coletivamente para o PPGL/Ufes.

COMISSÃO DE CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO

Na esteira do esforço voltado para a melhoria de nosso programa, foi instituída, em 2012, uma Comissão de Recredenciamento de Docentes do PPGL/Ufes, responsável pela avaliação da atuação dos docentes do programa no triênio 2010-2012. Com base nas normas de credenciamento e recredenciamento elaboradas, discutidas e aprovadas em reunião do colegiado durante o ano de 2011, a Comissão realizou um diagnóstico das atividades de cada docente, conforme a observância das exigências mínimas relativas à produção, à orientação de pesquisa e ao exercício da docência atinentes ao referido período, emitindo parecer discutido e aprovado pelo colegiado no tocante ao recredenciamento ou não dos docentes. O procedimento vem-se repetindo anualmente.

Tendo em vista sempre o esforço empregado no sentido de melhorar nosso trabalho e, com isso, aumentar a nota do programa, as normas atuais de credenciamento e recredenciamento de docentes determinam um aumento considerável da produção no triênio. Se antes bastavam 3 produtos reconhecidos pela CAPES como indicador 1, em seguida, a exigência passou a ser de 5 produtos no triênio, depois de 6 produtos no triênio e, agora, com o sistema de avaliação em quadriênio, a exigência passou a ser de 8 produtos por professor, estimulando assim o aumento significativo da produção intelectual dos docentes.

Assim, num primeiro momento, a Comissão de Recredenciamento de Docentes para o triênio 2010-2012 foi composta pelos professores Wilberth Claython Ferreira Salgueiro (presidente), Paulo Roberto Sodré e Viviana Mónica Vermes. A Comissão para o período 2011-2013 foi composta pelos professores Wilberth Salgueiro (presidente), Gilvan Ventura, Luís Eustáquio Soares e Luiz Fernando Beneduzi (suplente).
A partir de 2014, ano em que ocorreram as primeiras defesas de doutorado do PPGL, a Comissão de Recredenciamento vem sendo formada a cada ano, para providências relativas ao Recredenciamento de docentes.

COMISSÃO DE BOLSAS
A comissão permanente de bolsas (de mestrado, de doutorado e de doutorado sanduíche no país e no exterior) é composta pela coordenação, pela coordenação adjunta, por representantes do corpo docente e por representantes do corpo discente (sendo um representante do mestrado e um representante do doutorado). Tem como seus objetivos elaborar e acompanhar a aplicação das normas de concessão e permanência da bolsa. Atualmente, os bolsistas devem ter a anuência de seus orientadores para o recebimento de bolsa e devem comprovar anualmente produção intelectual condizente com a condição de bolsistas e com a pesquisa em desenvolvimento. As normas de concessão e manutenção de bolsas podem ser consultadas no item "Regimento, Normas e Formulários".

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910