Intercâmbios institucionais

Visando à inserção regional, nacional e internacional, e buscando aperfeiçoar suas atividades de ensino e pesquisa com o debate acadêmico e científico, o Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes tem procurado manter parcerias efetivas e regulares com outras instituições.

INTERCÂMBIOS LOCAIS E REGIONAIS

Registrem-se os inúmeros eventos e publicações que o Programa vem realizando com órgãos influentes no Espírito Santo, como a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a Superintendência de Comunicação e Cultura da Ufes (Supecc), o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES) e a Academia Espírito-Santense de Letras (AESL).

INTERCÂMBIOS NACIONAIS

Além disso, todos os docentes do PPGL participam de Grupos de Pesquisa (GP) com integrantes de Programas de outras instituições nacionais, como UEL, Uerj, Uenf, UFPB, UFPE, UFRGS, UFRJ, UFSC, Unesp, Unicamp e USP, e internacionais (França, Chile, Itália, Estados Unidos). Desse contato resultam, naturalmente, encontros específicos para verificação e discussão do estado das pesquisas dos integrantes, em congressos, simpósios e eventos afins, além de publicações reunindo os resultados.

Vários docentes, igualmente, participam de Grupos de Trabalho (GT) vinculados à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll), assim como, com regularidade, têm coordenado simpósios em encontros da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic). Por intermédio destes GP, GT e simpósios, produz-se uma série bastante expressiva de contatos, atividades, eventos, publicações entre os professores do Programa e professores e pesquisadores de muitas instituições do país e do mundo.

INTERCÂMBIOS INTERNACIONAIS

Há diversos doutorandos que realizaram ou estão realizando parte de seu programa de doutoramento no exterior, com bolsa PDSE/Capes:

Ana Penha Gabrecht - Grécia - British School at Athens (BSA) - de 01/04 a 31/07/2013;
Daise de Souza Pimentel - EUA - Arizona State University - de 01/08 a 31/12/2013;
Karina de Rezende Tavares Fleury - Espanha - Universidade de Santiago de Compostela - de 01/09 a 30/12/2013;
Michele Freire Schiffler - Portugal - Centro de Estudos Africanos do Instituto Universitário de Lisboa - de 01/08 a 31/12/2013;
Renata de Oliveira Bomfim - Portugal - Universidade de Évora - de 01/08 a 01/12/2013.

Há previsão de saída, em 2014, de pelo menos mais dois doutorandos para estágio no exterior. Alguns pós-graduandos têm participado, ainda, de atividades complementares de formação (como feiras literárias) no exterior. Por exemplo, a doutoranda Renata Bomfim participará como representante do Brasil na X Feira Internacional de Poesia de Granada (Espanha).

Alguns professores do PPGL/Ufes realizaram ou estão realizando seus doutoramentos e seus pós-doutoramentos com bolsa, no exterior, o que resulta no expressivo número de convênios, parcerias, acordos de co-tutela e grupos interinstitucionais envolvendo pesquisadores não brasileiros.

CONVÊNIOS E/OU PARCERIAIS PERMANENTES

O Programa mantém também parcerias com instituições nacionais e estrangeiras. Assinalem-se os exemplos:

2005-2011: PPGL e Université Paris-Est Marne-La-Vallée (França), sob a coordenação da Profª. Olga Maria Machado Carlos de Souza, com participação dos professores Gilvan Ventura da Silva e Stelamaris Coser: realização de eventos e publicações através do Lisaa (Littératures, Savoirs et Arts"): "O corpo e suas fic(xa)cões" (2007), "Enlaces - Psicanálise e Conexões" (2008), "Impérios, Religiosidades e Etnias" (2008), Crise e invenção (2009), todos com participação de professores brasileiros e internacionais.

2006-2011: PPGL/Geites e Associate Research Fellow, Nassau Community College, State University of New York, Latin American and Caribean Program (EUA), sob a coordenação do Prof. Deneval Siqueira de Azevedo Filho: convênio internacional de cooperação mútua acadêmico-científica. Contato: Prof. Rick Santos. Publicação: Estudos gays & lésbicos. New York; Vitória: Sunny/Edufes/Geites, 2008.

2007-ATUAL: PPGL e Université Paul-Valéry (França). O Prof. Gilvan Ventura da Silva é membro do Centre Libanios, da Université Paul-Valéry - Montpellier, França. Ademais, é membro do Laboratório de Estudos do Império Romano (LEIR), que congrega as seguintes universidades: USP, Unesp/Franca, UFG, UFES, UFOP, Unirio e UFRB.

2008-ATUAL: PPGL/Geites e Fairfield University (EUA), sob a coordenação do Prof. Deneval Siqueira de Azevedo Filho:
intercâmbio de estudantes e professores pesquisadores com o Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Fairfield University, Connecticut (EUA). O prof. Devenal atua como Research Associate Professor.

2009-2011: PPGL e Universidade Lumière Lyon 2 (França). Sob a coordenação do Prof. Pedro José Mascarello Bisch, houve um intercâmbio envolvendo o Programa e a Graduação, com a vinda de duas estudantes, Manon Valentin e Fleur Roddes, para atuar junto a turmas do Centro de Línguas e do Departamento de Línguas e Letras. Há um Protocolo de Intenções de cooperação cultural, firmado entre a Reitoria da Ufes e o Consulado da França no Rio de Janeiro.

2010-2012: PPGL e Consulado da República Tcheca (República Tcheca). Com a participação de quatro docentes do PPGL (prof. Deneval de Azevedo Filho, prof.ª Jurema Oliveira, prof. Luis Eustáquio Soares e prof. Wilberth Salgueiro) e duas conferencistas tchecas (prof.ª Eva Baticklova e prof.ª Marketa Pilatova), ocorreu o I Encontro República Tcheca e Espírito Santo, de 21 a 29 de setembro de 2010, com mesas-redondas, mostra de filmes, concerto e exposição, em que se mostrou e debateu a relação entre as culturas brasileira e tcheca (ver ), com especial destaque para as obras de Franz Kafka, Milan Kundera e Vilém Flusser. Até 2012, manteve-se constante contato entre os pesquisadores.

2010-ATUAL: PPGL / Universidade Cá Foscari de Veneza (Itália): Em conjunto com outros programas da Ufes (Ciências Sociais, História e Estudos Linguísticos), foi realizado um convênio entre a Ufes e a Universidade Ca’ Foscari de Veneza (Itália), por intermédio de Luis Fernando Beneduzi, que é professor de História e Instituições da América Latina no Departamento de Americanística, Iberística e Eslavística da referida instituição. Um primeiro passo, nesse sentido, foi a vinda do Professor para a conferência Imigração de retorno: quando os descendentes 'voltam para casa' (entre estereótipos e jogos políticos), em 18 de agosto de 2010, quando então se alinhavaram as questões formais para a feitura do convênio. Em 2011/1 foi assinado o acordo entre a UFES e a Universidade Ca’Foscari de Veneza. Em 2011/2, o prof. Luís Fernando Beneduzi atuou como professor visitante junto ao PPGL, quando o curso multidisciplinar MIGRAÇÃO, MEMÓRIA E IDENTIDADE: EUROPA E AMÉRICA LATINA, UMA RUA DE MÃO DUPLA foi ofertado pelo Professor. Como fruto do acordo e dessa primeira atividade, foi criado o "Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Fluxos Migratórios, Identidades, Literaturas e Linguística". Prevê-se também a vinda de uma professora visitante oriunda da Universidade Ca’Foscari durante os anos de 2013-2014 e foi assinado um convênio de co-tutela entre as duas universidades.

2010-ATUAL: O prof. Gilvan Ventura atua como Membro do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano, sediado na USP; Membro do Grupo de Pesquisa Arqueologia Histórica, da Unicamp; Membro do Centre Libanios, da Université Paul Valéry, Montpellier; Membro do Núcleo de Estudos Mediterrânicos, da UFPR.

2011: A profa. Paula Regina Siega participou como escritora convidada em debate sobre literatura migrante no evento anual Incontri senza confini, em Bassano del Grappa – Itália; como escritora convidada para debate no evento Roma Contaminata: Scrittrici migranti si raccontano, em Roma, Itália;
como escritora convidada para debate no Festival di Literatura Leggendo Metropolitano, em Cagliari, Itália; e como escritora convidada para debate no Festival So Far So Good, em Abano Terme, Itália.

2012-ATUAL: PPGL/Ufes e Universidade de Bourdeaux IV (França) - o grupo de pesquisa coordenador pela prof.ª Maria Amélia Dalvi mantém contato com o grupo de pesquisa coordenado pela prof.ª Annie Rouxel, desenvolvendo trabalhos sobre o ensino da literatura, a educação literária, a leitura literária e a constituição de sujeitos leitores, donde resultou a realização da I Jornada de Literatura e Educação, com a participação da prof.ª Annie Rouxel e de pelo menos outros oito pesquisadores da área de diferentes instituições brasileiras (Uerj, UFBA, UFCG, UnB, Unifesp, USP). Da Jornada, resultou o livro Leitura de literatura na escola, publicado pela editora Parábola e co-organizado pela prof.ª Maria Amélia Dalvi. A segunda edição do evento está sendo preparada para 2014, com previsão de realização na Unifesp.

2012-ATUAL: PPGHis/Ufes, PPGL/Ufes e Universidade do Minho (Portugal), sob coordenação do prof. Gilvan Ventura, realizam o Projeto de Cooperação Internacional Cotidiano e Sociabilidades no Império Romano, do qual participa também a prof.ª Leni Ribeiro Leite.

2012-ATUAL: PPGL/Ufes e USP - a prof.ª Maria Amélia Dalvi integra o grupo "Linguagem e Educação", ligado à Faculdade de Educação da USP, participando de bancas de mestrado e doutorado, reuniões científicas, publicações, cursos e traduções.

2013: PPGL e Universidades Ca'Foscari, Veneza e La Sapienza (Itália) - a prof.ª Fabíola Padilha realizou três palestras nessas universidades, como fruto do convênio entre o PPGL e a Universidade Ca'Foscari.

2013-ATUAL: PPGL e Grupo de Estudos Crítica, Antagonismo e Catástrofe (Internacional, com sede na USP - Brasil), coordenado pelo prof. Jaime Ginzburg, do qual participa como convidado o prof. Wilberth Salgueiro, com pesquisadores de diversos países.

2013-ATUAL: PPGL e Universidades Africanas (Países Lusófonos), sob coordenação da professora Jurema de Oliveira, há diversos projetos integrados com universidades africanas de países lusófonos, notadamente Angola e Moçambique. Fazem parte desses projetos a realização de Debate-papos, Feiras Literárias e eventos acadêmico-científicos.

2013-ATUAL: PPGL/Ufes e SUNY/LACAS (Latin American and Caribean Studies): State University of New York, sob coordenação do prof. Deneval Siqueira de Azevedo Filho, que exerce atividade como Research Associate Fellow.

2013-ATUAL: PPGL/Ufes, PPGE/Ufes e IFES, sob coordenação das prof.ª Maria Amélia Dalvi (Ufes) e prof.ª Camila Dalvi (Ifes), mantêm grupo interinstitucional em Leitura, literatura e educação, com previsão de realização de colóquios anuais em diferentes cidades do ES.

2013-ATUAL: PPGL/Ufes e UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, sob coordenação do prof. Deneval Siqueira de Azevedo Filho, realiza-se intercâmbio de pesquisas com a profa. Arlete Parrilha Sendre, que pertence ao NEITEL.

2013-2015: PPGL e PPGL/UFRGS e PPGL/Universidad Francisco Morazón (Honduras) - a prof.ª Maria Amélia Dalvi organizará, juntamente com as prof.ª Regina Zilberman (UFRGS) e prof.ª Delia Fajardo Salinas (UFM) dois dossiês da revista Contexto, sobre Educação Literária e sobre Literatura Infantil e Juvenil. Os dossiês, já desde 2013, estão em fase de estudo e planejamento.

2014 em diante: PPGL/Ufes, a Faculdade de Educação da USP e Universidades de Colômbia e Honduras, sob coordenação da prof.ª Maria Amélia Dalvi, estão em estudo projetos de cotutela e convênio com universidades colombianas e hondurenhas, que atuam na formação de professores de Literatura para a educação básica.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910