Colegiado

O Colegiado de Graduação em Letras - Libras é, atualmente, responsável pela gestão acadêmica do curso de Letras - Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação.

Coordenação
- Prof. Leonardo Lúcio Vieira-Machado (Coordenador)
- Prof. Pedro Henrique Witchs (Subcoordenador)

Membros
- Prof. Ademar Miller Junior
- Profa. Arlene Batista da Silva
- Profa. Flávia Medeiros Álvaro Machado
- Profa. Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado
- Representante discente: Meiriely de Almeida Cancelieri Pinto

Funcionamento
- Reuniões: as reuniões ordinárias são realizadas mensalmente de acordo com calendário determinado pelos membros no início de cada semestre.

- Atendimento ao público: a Secretaria Integrada dos Colegiados do Centro de Ciências Humanas e Naturais (SIC-CCHN) funciona no térreo do prédio IC-II, das 08h às 20h, e conta com uma equipe de funcionários aptos a prestarem informações e solucionarem problemas de ordens diversas.

Caso seja necessária reunião com a coordenação, o interessado deve agendar na Secretaria (SIC-CCHN) ou pelo endereço eletrônico: colegiadolibras.ufes [at] gmail.com

Atribuições
- Recepção de Calouros: o Colegiado propõe atividades de recepção de alunos ingressantes.

- Aproveitamento de disciplinas: o Colegiado deve analisar as solicitações, podendo para este fim solicitar pareceres dos professores responsáveis pelas disciplinas, se for o caso.

- Dispensa de disciplinas: o Colegiado deve analisar as solicitações, podendo para este fim solicitar pareceres dos professores responsáveis pelas disciplinas, se for o caso.

- Declarações: o Colegiado poderá emitir declaração de conclusão de créditos e de que o(a) aluno(a) está apto(a) a colar grau. Demais declarações deverão ser solicitadas junto à Prograd.

- Desligamento de alunos: tendo recebido da Prograd a lista de alunos em situação passível de desligamento, o Colegiado deve comunicar aos alunos a situação de desligamento, analisar as solicitações de reconsideração e enviar à Prograd a decisão sobre os alunos a serem ou não desligados da Universidade.

- Planos de Estudos: cabe ao Colegiado analisar a situação de alunos desperiodizados e em situação de desligamento e propor planos de estudos que visem o cumprimento de créditos.

- Trabalhos de Conclusão de Curso: a cada semestre, o Colegiado deve estipular uma data para o Seminário de TCC e organizar o evento.

- Colação de Grau: tendo recebido da Prograd a lista de alunos que solicitaram colação de grau, o Colegiado deve analisar a situação acadêmica dos alunos no intuito de verificar se estão aptos a colar grau e informá-los de eventuais impedimentos à colação de grau.

- Oferta de disciplinas: a cada semestre, o Colegiado deve programar a oferta de disciplinas, levando em consideração o fluxo de alunos e as necessidades dos cursos.

- Reprogramação de oferta: a cada semestre, o Colegiado deve analisar as necessidades de abertura de vaga e escopo em disciplinas, primando pelo melhor fluxo de alunos no curso, e solicitar aos departamentos as providências necessárias (o Colegiado não abre escopo ou vaga, mas solicita que os departamentos façam tais ações no sistema).

- Matrícula: o Colegiado não é responsável pela matrícula de alunos. Compete ao Colegiado analisar as solicitações de matrículas pela Resolução 25/2008 – CEPE e, em caso de deferimento, proceder a matrícula.

- Seguro de Estágio Obrigatório: a cada semestre, o Colegiado deverá solicitar ao Departamento de Contratos e Convênios apólice de seguros para os alunos matriculados em Estágios Supervisionados Obrigatórios.

- Projeto Pedagógico de Curso: o Colegiado pode propor alterações no Projeto Pedagógico de Curso com vistas à adequação à legislação vigente e ao aprimoramento da formação discente.

- Enade: quando houver Enade, o Colegiado deverá inscrever alunos ingressantes e concluintes no Inep e informá-los das datas das provas.

- Reconhecimento e Avaliação de Cursos: o Colegiado deverá acompanhar os processos de reconhecimento e de avaliação de cursos realizados pelo MEC.

- Site: o Colegiado deve manter as informações relativas à graduação atualizadas no site www.letras.ufes.br

As atribuições do Colegiado estão definidas segundo a Resolução 11/1987 Cepe-Ufes. Disponível em: <http://www.daocs.ufes.br/resolu%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA-111987-cepe>. Acesso em: 13/09/2018.

Histórico
Até julho de 2019, o Curso de Letras - Libras - Bacharelado em Tradução em Interpretação, em funcionamento desde 2014 na Universidade estava sob a responsabilidade do Colegiado de Letras Neolatinas. No mês de agosto do 2019, foi autorizada a criação do Colegiado de Letras-Libras, que se tornou o responsável pela gestão acadêmica do curso.

Gestões anteriores
(sob responsabilidade do Colegiado de Graduação em Letras Neolatinas)
- Até jul. 2019: Profa. Leila Maria Tesch (Coordenadora) e Profa. Micheline Freire Schifler (Subcoordenadora)

- Nov. 2017 - Ago. 2018: Prof. Orlando Lopes Albertino (Coordenador)

- Ago. 2016 - Out. 2017: Prof. Roberto Perobelli de Oliveira (Coordenador) e Prof. Luís Fernando Bulhões Figueira (Subcoordenador)

- Jul. 2014 - Jul. 2016: Profa. Grace Alves da Paixão (Coordenadora) e Prof. Dr. Roberto Perobelli de Oliveira (Subcoordenador)

- Até jun. 2014: Profa. Edenize Ponzo Peres (Coordenadora)

 

(Atualizado em 11 de março de 2020 pelo Prof. Dr. Pedro Henrique Witchs)

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910