A INVENÇÃO DE UM MODO”: MOVIMENTOS LÍRICOS NA POESIA DE ADÉLIA PRADO

Nome: SILVANA ATHAYDE PINHEIRO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 25/11/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA MIRTIS CASER Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AUGUSTO MASSI Examinador Externo
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO Examinador Interno
MARIA MIRTIS CASER Orientador
MICHEL SLEIMAN Suplente Externo
PAULO ROBERTO SODRÉ Coorientador

Páginas

Resumo: Propõe a análise crítico-literária de uma seleção de textos extraídos dos oito livros de poesia de Adélia Prado: Bagagem (1976), O coração disparado (1978), Terra de Santa Cruz (1981), O pelicano (1987), A faca no peito (1988), Oráculos de Maio (1999), A duração do dia (2010) e Miserere (2014). O ponto de partida da pesquisa é uma proposição de Augusto Massi (2015), que estabelece três movimentos líricos fundamentais configurados internamente na obra poética adeliana: “pulsão criativa”, “onipresença” de Jonathan e “lirismo meditativo”. A tese alinha a análise dos poemas, para defender a hipótese de que são identificáveis: as peculiaridades de cada uma das publicações poéticas da autora, salientando aspectos comuns e diferenciadores entre seus livros, observando as singularidades de cada um deles no interior dos movimentos propostos por Massi. Dos aspectos observados na materialidade dos versos, destaca como elemento basilar variadas manifestações de ethé femininos. A tese se estrutura em dois grandes tópicos: o primeiro localiza a obra da autora entre os discursos poéticos e crítico-historiográficos da contemporaneidade, e o segundo diz respeito à análise do corpus propriamente dita, ressaltando as características dos modos poéticos adelianos, contemplados nos movimentos líricos de sua poesia, cada um deles compreendendo um capítulo específico. Para sustentá-los, a metodologia implicou o estudo crítico dos livros, propondo comentários e análises, expondo conexões inter e intratextuais nos poemas. À medida que a análise dos versos solicitou aprofundamentos teórico-críticos, à luz dos objetivos deste trabalho, eles foram buscados interdisciplinarmente no campo da Teoria da Lírica, da Crítica e da História Literária e no da Análise do Discurso, em especial na obra de, respectivamente: Francisco Achcar (1984); Augusto Massi (2015) e Antonio Candido (1986; 1989); e Dominique Maingueneau (2004; 2010), além de outros estudos e autores de campos do conhecimento afins. A título de considerações finais, são elencados pontos de convergências e de afastamentos formais e temáticos entre as publicações da autora. Constatou-se que nos modos poéticos de Adélia Prado, os principais pontos de convergência são: a relação com o cotidiano, a memória e a religiosidade, a presença de mulheres enunciadoras dos poemas, a vinculação destes com discursos da oralidade e o erotismo. Os divergentes se revelam, sobretudo, nas variações de: tonalidade entre as obras, que acompanham os ciclos da existência; fontes que suportam diálogos intertextuais; enunciação dos ethé femininos; e percepção a respeito do exercício do ofício de poeta.

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