TCC

REGULAMENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO ESCRITA DO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

 

 

 

1. Da disciplina Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

 

O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), disciplina obrigatória do Curso Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa, com duração de um semestre letivo, 60h, com 2 créditos, será desenvolvido sob a forma de monografia que versará sobre temas ligados à educação e suas relações com o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa e literaturas de língua inglesa em suas múltiplas facetas envolvendo áreas de conhecimento afins.

 

A experiência vivenciada durante a realização dos projetos interdisciplinares dos primeiros seis períodos do curso oferece uma fundamentação teórico-prática de pesquisa que facilitará a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), pois o aluno poderá definir o tema a ser desenvolvido no seu TCC a partir das oportunidades de pesquisa oferecidas durante a realização desses projetos.

 

Assim, o Trabalho de Conclusão de Curso é o momento no qual o aluno unirá teorias e práticas, analisando situações pedagógicas vividas durante todo o curso, aplicando sua capacidade de análise, de reflexão, de pesquisa, organizando e registrando os resultados do seu processo investigativo num texto acadêmico (monografia) de sua própria autoria.

 

2. Da orientação e co-orientação do TCC:

 

Os alunos do 7º (sétimo) período do Curso Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa deverão preencher um formulário informando o tema que pretendem abordar em suas monografias no oitavo período na disciplina Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), assim como o orientador de sua preferência. O Colegiado do curso ficará encarregado de distribuir e recolher estes formulários. Uma vez com os formulários recolhidos, o Colegiado convocará uma reunião com os professores do curso e fará a distribuição dos orientandos. Vale ressaltar que, não necessariamente, os alunos serão orientados pelos professores indicados por eles nos formulários. O Colegiado, então, ficará encarregado de informar aos departamentos de Línguas e Letras e de Linguagem, Cultura e Educação, responsáveis conjuntamente pela absorção da demanda de orientações por semestre, a oferta de turmas e o estabelecimento de vagas por professor. Professores do Departamento de Línguas e Letras e de outros departamentos poderão participar como co-orientadores de trabalhos de conclusão de curso, atendendo ao pedido do aluno ou do professor orientador, exigindo-se a solicitação formal ao departamento a que pertençam e a anuência da chefia.

 

Ao professor orientador designado caberá a tarefa de acompanhar os alunos em todas as etapas da elaboração do trabalho, desde o projeto de pesquisa até a finalização da produção de texto; avaliar o desempenho do aluno ao longo do semestre, e estar disponível em hora e local combinado com os alunos.

 

3. Da matrícula na disciplina TCC.

 

Para obtenção de matrícula na turma escolhida, o aluno estará submetido aos mesmos critérios de prioridade de inscrição estabelecidos para as demais disciplinas dos Cursos. Um quadro com os nomes dos alunos, seus respectivos orientadores e número das turmas será disponibilizado ao aluno no período da matrícula.

 

4. Da apresentação escrita do TCC.

 

A apresentação escrita deverá ser feita em forma de monografia (15 a 30 páginas). O trabalho deverá ser encadernado em espiral, seguindo-se para isso as normas e orientações da ABNT constantes no Guia para Normalização e Apresentação de Trabalhos Científicos e Acadêmicos e Guia para Normalização de Referências (ambos disponíveis na Biblioteca Central da UFES).

 

Os alunos deverão entregar 02 (duas) cópias de seu trabalho escrito aos orientadores 15 (quinze) dias antes do último dia letivo (conforme calendário acadêmico da UFES).

 

Uma versão eletrônica em cd-rom do TCC deverá ser depositada na secretaria do Departamento de Línguas e Letras, acompanhada de declaração de aprovação do professor orientador e do contrato de cessão de direitos autorais do aluno, conforme os termos do Anexo II.

 

5. Da apresentação oral do TCC

 

O aluno deverá apresentar tema, justificativa, objetivos, perguntas de pesquisa, metodologia utilizada, análise de dados, resultados e conclusão do seu trabalho. A apresentação terá duração de 15 (quinze) minutos e será aberta ao público. Visamos, com isso, o compartilhamento das pesquisas realizadas em nível de graduação pelo Departamento de Línguas e Letras.

 

6. Da avaliação do TCC.

 

O Trabalho de Conclusão de Curso será avaliado em conjunto por pelo menos dois professores, incluindo o professor orientador. Os professores obedecerão aos critérios a seguir:

-          Processo de elaboração do trabalho (3.0): participação nos encontros com os orientadores; cumprimento dos prazos estabelecidos pelos orientadores; comprometimento com a pesquisa.

-          Apresentação Oral (3.0): coerência metodológico-teórica no desenvolvimento do trabalho, exposição clara do trabalho, relevância da pesquisa, adequação ao limite de tempo estipulado (15 minutos).

-          Apresentação escrita da monografia (4.0): normalização do trabalho segundo as normas da ABNT, coerência metodológico-teórica no desenvolvimento do trabalho, relevância da pesquisa para a área de ensino de língua inglesa e literaturas de língua inglesa.

                                  (Atualizado por Prof.ª Dra. Junia Mattos Zaidan, em 17 de março de 2016)

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910