Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFES

  • Estudo e pesquisa de poéticas da Antiguidade à Contemporaneidade em textos narrativos, líricos, dramáticos e híbridos, considerando-se os processos de constituição da subjetividade, a autorreferencialidade literária e as inter-relações entre diferentes perspectivas ontológicas e epistemológicas na constituição de saberes concernentes ao literário. Os trabalhos desenvolvidos na linha dedicam-se aos processos criativos e críticos de leitura e escrita/escritura, criação e tradução e aos diálogos entre literaturas e outras artes, visando a conhecer diferentes poéticas ao longo do tempo, indagando-as a partir dos textos literários e dos discursos e práticas que ensejam.

  • Estudo e pesquisa das relações entre literatura e sociedade sob o prisma da alteridade, pelo agenciamento de textos e sistemas literários em correlação com discursos e práticas culturais, artísticas, científicas e filosóficas historicamente situadas. Os trabalhos desenvolvidos na linha dedicam-se à produção de e sobre grupos minoritários; às indagações contra-hegemônicas a correntes e tradições em circulação no campo literário; às tensões entre regional, nacional e transnacional; às questões e relações de classe social, de gênero, de etariedade, de geração e étnico-raciais; e, enfim, às múltiplas formas de produção, publicação, circulação, recepção e apropriação da literatura na dinâmica histórico-social.

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), conforme Parecer 1057/99, de 10/11/1999, da Comissão de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado pelo Ministério da Educação (MEC), conforme Portaria número 1762, de 16/12/1999, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 17/12/1999. O Doutorado foi reconhecido via Parecer do CNE/CES 78/2010, de 07/04/2010, e homologado através da Portaria número 1045, publicada no D.O.U. de 19/8/2010, Seção 1, Pág.10. Nas últimas avaliações realizadas pela CAPES, o PPGL obteve o conceito 4 (Bom). Atualmente, o PPGL oferece os cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado e implementa um projeto de expansão, melhoria e consolidação.

OBJETIVO GERAL

Produzir e socializar conhecimento especializado na área de Letras e formar profissionais de alto nível no âmbito da pós-graduação, tanto no que concerne à dimensão técnica quanto à dimensão humanista, com vistas à qualificação do trabalho do corpo docente e discente: a) na educação superior, contemplando ensino, pesquisa e na extensão na área de Letras e em áreas afins na interface com os Estudos Literários; e b) na educação básica, especialmente no ensino de línguas e literaturas (maternas e estrangeiras) e de disciplinas e áreas do conhecimento afins à área de Letras.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Fomentar e publicizar a pesquisa universitária avançada docente e discente;
b) Proporcionar interfaces entre a área de Letras e outras esferas do conhecimento, favorecendo o trânsito interdisciplinar e transdisciplinar;
c) Formar professores e pesquisadores para o ensino superior, em face do crescente número de cursos de graduação em Letras e áreas afins;
d) Proporcionar formação continuada de alto nível para professores de línguas e literaturas (maternas e estrangeiras) e de áreas afins no contexto da educação básica.

PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS

O Programa de Pós-Graduação em Letras é um dos mais de cinquenta programas de pós-graduação atualmente em funcionamento na Universidade Federal do Espírito Santo, dos quais 40% oferecem no momento cursos de doutorado. A partir de 2011, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação implementou o projeto PROPOS-UFES (Projeto de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo). Trata-se do estabelecimento de um plano de metas, objetivando a melhoria da qualidade e a expansão de todos os cursos de pós-graduação da Ufes até 2020. O PPGL integra esses esforços.

Desde o início das atividades do PPGL, em 1994, até o presente, muitos mestres e doutores foram aqui titulados. Parte expressiva deste total atua hoje no ensino (quer público, quer privado), nos níveis Fundamental, Médio e Superior. Grande parte desses mestres participa regularmente dos vários eventos que compõem a agenda do Programa (palestras, debates, seminários, congressos, publicações), circunstância feliz que nos tem permitido contar, ano a ano, com a significativa contribuição dos egressos para os debates e para a nossa produção acadêmica. Outro indicador importante é que muitos dos egressos do curso de Mestrado têm retornado ao Programa, para realizar seus estudos de Doutorado, o que indicia a confiança no projeto que vem sendo desenvolvido.

Nas últimas três avaliações trienais da Capes, o Programa foi avaliado com a Nota 4, o que indica um reconhecimento do trabalho que vem sendo empreendido e indicia os desafios que temos à frente – entre os quais avançar na qualificação do Programa. Visando à melhoria do PPGL/Ufes, nossa comissão de autoavaliação tem se reunido amiúde, desde 2011, com o propósito de elaborar, discutir e implementar estratégias de ajuste e aperfeiçoamento de todas as atividades desenvolvidas.

O Programa, que funciona desde 1994 e obteve o reconhecimento da Capes em 1999, iniciou o triênio 2010-2012 com o novo curso de Doutorado em Letras, aprovado em agosto de 2009 pelo CTC da Capes. Além disso, em 2012, implementou o Pós-Doutorado, o que significa a intensificação de laços interinstitucionais entre o PPGL/Ufes e outros programas do país e do exterior. Em 2013, assinou o primeiro acordo internacional de co-tutela com a Universidade Ca’Foscari de Veneza e, nos anos seguintes, implementou novas parcerias internacionais (como, por exemplo, com a Universidade do Minho e a Universidade de Sevilha).

Desde 2014, o PPGL/Ufes foi contemplado com edital da CAPES para Programa de Cooperação Acadêmica, até 2018, com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e com a Universidade de Passo Fundo. Esse programa tem sido importante no financiamento de pesquisas, na concessão de bolsas de Iniciação Científica, de mobilidade estudantil e de pós-doutoramento. Tem, também, dinamizado a produção e publicação de artigos e o planejamento de eventos, além da mobilidade docente.

O projeto coletivo, agora, enfoca realizar ações que integrem, cada vez mais, Ensino, Pesquisa, Extensão, Orientação e Produção, de modo a alcançar patamares que permitam ao Programa avançar da atual nota 4 para a nota 5.

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Letras desde 1994 e o curso de Doutorado em Letras desde 2010 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 4 na última avaliação.

O programa já formou 169 mestres e 45 doutores e conta com 70 alunos regularmente matriculados, sendo 29 no mestrado e 41 no doutorado.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910