Autoavaliação e planejamento

(2024 - atual) A Comissão de Autoavaliação e Planejamento do PPGL Ufes tem a seguinte composição: 

Profa. Dra. Leni Ribeiro Leite

Prof. Dr. Luís Eustáquio Soares

Prof. Dr. Wilberth Salgueiro.

 

(2023 - 2024 - período anterior ) Comissão: 

Profa. Dra. Leni Ribeiro Leite

Prof. Dr. Luis Eustáquio Soares

Prof. Dr. Vitor Cei Santos

Prof. Dr. Wilberth Salgueiro

 

(2020-2022 - período anterior)  Comissão:

Profa. Dra. Arlene Batista da Silva

Profa. Dra. Leni Ribeiro Leite

Profa. Dra. Maria Amélia Dalvi.

 

(2017-2020 - período anterior)  Comissão:

Profa. Dra. Arlene Batista da Silva

Profa. Dra. Leni Ribeiro Leite

Profa. Dra. Viviana Mónica Vermes

 

Conforme o regimento interno do PPGL Ufes, compete à Comissão Permanente de Avaliação e Planejamento:

I. solicitar semestralmente aos docentes e discentes a atualização de seu Currículo Lattes, podendo contactar casos individuais em que sejam constatados erros, lacunas, duplicidades ou vícios de preenchimento;

II. acompanhar e organizar dados sobre os núcleos, grupos e projetos de pesquisa vinculados ao PPGL, podendo contactar os responsáveis para solicitar informações complementares, atualização e correção de registros e demais procedimentos que se façam necessários;

III. acompanhar semestralmente a produção (e, eventualmente, a criação e a inovação) docente, levando em conta os documentos da área de Linguística e Literatura da Capes e as orientações repassadas pela PRPPG, emitindo relatórios a serem remetidos ao Colegiado Acadêmico e, eventualmente, aos diretamente interessados;

IV. analisar anualmente, com base nas normas internas e nos documentos da área de Linguística e Literatura da Capes, pedidos de credenciamento ou recredenciamento, levando em conta os recursos (financeiros e de espaço físico), o pessoal técnico disponível, a missão e os objetivos do PPGL, a formação e o perfil dos postulantes, a estabilidade do corpo docente ao longo do quadriênio (ou outro período avaliativo definido pela Capes), emitindo relatório e pareceres circunstanciados a serem remetidos ao Colegiado Acadêmico, a fim de subsidiar as deliberações colegiadas no tocante a esses pedidos;

V. realizar anualmente avaliações relativas ao cumprimento da missão e dos objetivos do PPGL, considerando a Avaliação Institucional (AI) da Ufes, emitindo relatórios a serem remetidos ao Colegiado Acadêmico e, no que for pertinente, aos integrantes do Programa;

VI. conduzir o planejamento estratégico do PPGL, com garantia de participação direta de todas as instâncias constitutivas do Programa e de egressos, estabelecendo e revisando diretrizes e metas para o quadriênio atual e o seguinte, considerando o PDI da Ufes;

VII. acompanhar a previsão de afastamentos, aposentadorias e desligamentos dos docentes e técnicos-administrativos que atuem no PPGL e indicar a necessidade de admissão de pessoal docente (professores permanentes, visitantes e colaboradores), técnicoadministrativo e monitores, informando ao Colegiado Acadêmico e, no que for pertinente, ao CCHN e à PRPPG;

VIII. participar ativamente do preenchimento de relatórios, incluindo o Sucupira (ou outra plataforma que venha a substituí-la), apoiando a Coordenação e a Secretaria no que for pertinente;

IX. sugerir princípios, a serem analisados pelo Colegiado Acadêmico, para o uso dos recursos financeiros do PPGL; 

X. sugerir a revisão das normas de credenciamento e recredenciamento, se e quando pertinente, consoante aos documentos da área de Linguística e Literatura da Capes e ao PDI da Ufes;

XI. repassar à Coordenação informações e análises parciais ou consolidadas atinentes às suas tarefas, sempre que solicitado;

XII. solicitar à Comissão Permanente de Comunicação e Eventos a publicação de todos os documentos que assegurem a qualidade e transparência das ações pertinentes à Comissão Permanente de Avaliação e Planejamento na página institucional e nas redes sociais do PPGL, respeitando-se a privacidade das pessoas envolvidas no que for pertinente.

 

Observação: 

O Regimento Interno e a matriz curricular do PPGL, após ciclos de autoavaliação interna, passaram por revisões substanciais nos anos de 2017/2018 e de 2022/2023, após 6 rodadas de consulta ao corpo docente, discente e egressos. (vide relatório 2022/2023 anexado). 

Destacamos ainda que a abertura de novas vagas tem sido fruto do trabalho da Comissão de Autoavaliação e Planejamento com base em critérios ( relatório de 2022, referente à abertura de vagas para 2023). 

 

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