Do Texto à Tela: Pesquisa-ação Sobre Leitura Literária de Crônica Tendo o Curta-metragem Como Tradução

Nome: CLAUDIA RODRIGUES DE SANTANA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/11/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ARLENE BATISTA DA SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ARLENE BATISTA DA SILVA Orientador
FELIPE DE OLIVEIRA FIÚZA Examinador Externo
MARIANA DOS PASSOS RAMALHETE Coorientador
ROBSON LOUREIRO Suplente Interno
SÉRGIO DA FONSECA AMARAL Examinador Interno

Páginas

Resumo: O trabalho se insere nas discussões do grupo de pesquisa “Literatura e Educação”, e teve como finalidade investigar, no contexto de uma escola pública estadual, como os alunos da 1ª série do Ensino Médio, após o trabalho com o texto literário crônica, imprimiram suas contrapalavras ao produzirem o curta-metragem. Elegemos, como objeto de pesquisa, o texto “Luto da Família Silva”, de Rubem Braga (1935). A pesquisa se fundamentou em reflexões acerca do ensino de literatura como possibilidade de humanização do indivíduo (CANDIDO, 2004); na defesa da escola enquanto espaço para a transmissão do saber elaborado, de acordo com a pedagogia histórico-crítica (SAVIANI, 2011); e na concepção de que a sala de aula é o lugar propício para o desenvolvimento da linguagem em uma perspectiva dialógica (BAKHTIN, 2003; 2004). Nossa pretensão foi a de promover um trabalho com o texto literário, que permitiu a participação do leitor nos acontecimentos do texto e a interação entre os sujeitos. Esta investigação foi realizada em dois momentos: o primeiro fundamentou-se no estudo bibliográfico-documental; e o segundo se deu a partir de uma pesquisa-ação, que consistiu na aplicação de uma atividade interventiva, em que foram analisados, por meio de um questionário e das contrapalavras materializadas no audiovisual, os resultados dessa ação. A partir das análises constatamos que: a) o diálogo e a mediação devem ser o caminho percorrido antes, durante e após a atividade de leitura do texto literário, pois tratam-se de fatores indispensáveis para a compreensão do objeto; b) a relação dialógica promovida ao longo da proposta foi imprescindível para identificarmos que os alunos possuem seus próprios enunciados e são capazes de produzi-los; c) as reflexões suscitadas pela leitura integral da obra nos permitiram verificar que muitas experiências pessoais vividas pelos alunos contribuíram para que associassem o enredo às suas situações diárias; d) a leitura da crônica propiciou aos alunos uma visão crítica sobre a realidade, sendo que os participantes tiveram a possibilidade de criar enunciados e imprimir neles suas contrapalavras; e) o curta-metragem mostrou-se um instrumento educacional capaz de auxiliar na formação de opiniões, servindo como suporte para a tradução do texto literário.

Palavras-chave: Crônica. Leitura literária. Pedagogia Histórico-Crítica. Curta-metragem.

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