AQUELE SERÁ UM MAR AFRICANO”: RELIGIÃO E CULTURA ANGOLANA NA OBRA A RAINHA GINGA, DE JOSÉ EDUARDO AGUALUSA

Nome: SORIBA DIAKHABY
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 12/04/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JOÃO CLAUDIO ARENDT Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GUSTAVO HENRIQUE RÜCKERT Suplente Externo
JOÃO CLAUDIO ARENDT Orientador
LUÍS EUSTÁQUIO SOARES Suplente Interno
MARIANA BRACKS FONSECA Examinador Externo
VITOR CEI SANTOS Examinador Interno

Resumo: Esta dissertação pauta-sena literatura de ficção angolana, trabalhando com anarrativa A Rainha Ginga(2014),de José Eduardo Agualusa,como objeto de pesquisa.Partindo da leitura crítica da narrativa, oobjetivo geral é investigar a problemáticado catolicismo português e da cultura angolanano período colonialem Angola.Osobjetivos específicos consistemem:analisar ocontato entre o catolicismo portuguêse a cultura religiosa(espiritual)tradicional nos reinos antigos(Congo, Matamba e Ndongo) daÁfrica centralrepresentadosem A Rainha Ginga;analisar o percurso histórico da Rainha Ginga, protagonista feminina e líder não só do povo ambundo,mas de várias etniase povospelo viés da historiografia,da literaturae do romance de Agualusa; evidenciara importância da literatura de ficçãoangolanano processo de construçãodaidentidade culturaletradicionalcom base emvalores ancestrais.Para atingir ao objetivo geral proposto, o presentetrabalho foi dividido em trêscapítulos, os quais dizem respeito aos objetivos específicosjálistados. Inicialmente,no primeiro capítulo, apresenta-se o referencialteórico com uma revisão bibliográfica sobre as diferentes definições ou/esignificados dos conceitos dereligião edecultura, tendo como base, respectivamente, osolharesda sociologia e da antropologia clássica.O segundo capítulo focaliza naapresentação e na análise dahistóriadapessoa/personagemRainha GingaMbandi.Por fim,noterceiro capítulo, analisa a problemáticada religião e da cultura angolananoromanceA Rainha Ginga,em que Agualusa ficcionaliza a vivência dosdois povos de religião e cultura diferentes, a saber,europeus e angolanos.A fundamentação teórica apoia-se nos estudos dos autores José Pereira Coutinho (2012), Gilberto Velho e Eduardo Viveiros de Castro (1978),João Antonio Montecúcculo deCavazzi (1965), Inocência Mata (2012, 2014), Flavia Maria de Carvalho (2011), Wagner Roy (2010), Alberto Oliveira Pinto; Maurício Wadman(2018); Dennys Cuche (1999), Clifford Geertz (2008),Homi K. Bhabha (1998), Jame Hoke Sweet (2007), Jéssica Perreira Gonçalves (2019); José Rivair Macedo (2013); Roland Walter (2010), Mariana Brack de Fonseca (2012; 2018);Ana Claudia Santos Camerano (2018), Edgleice Santos da Silva (2018) etc.

Palavras-chave:religião; cultura;GingaMbandi; Angola; A Rainha Ginga; José Eduardo Agualusa

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