DebatePapo sobre Kafka, Direito e Literatura

Debate sobre o problema das imigrações (i)legais e das (im)políticas de exílio que o mundo tem vivido não somente em razão dos conflitos bélicos que se têm espraiado pelo mundo, mas também em decorrência do aumento da pobreza causada pelas assimetrias econômicas, das violações contínuas e sistemáticas dos direitos humanos realizadas pelos governos de todos os Estados e de problemas climático-ambientais relacionados à desertificação, a falta de acesso à água, produção de alimentos, à gentrificação das cidades etc, fatores estes que têm empurrado cada vez mais um número infinito de pessoas a buscarem novos sítios fora de seus países.

O método utilizado pelo Prof. Dr. Marcus Vinicius Xavier de Oliveira (UNIR), de caráter transdisciplinar, tem por foco uma leitura do conto “A construção da grande muralha da China”, de Franz Kafka, tendo como apoio o direito e a filosofia política. Nessa obra, Kafka nos conta, através da um narrador que se identificará como um dos tantos trabalhadores que obraram na construção da Muralha da China, as diversas circunstâncias políticas, morais, psicológicas, pe-dagógicas, técnicas etc que envolveram a execução dessa obra de engenharia militar que tem 8850 quilômetros de extensão e que demorou mais de 2 mil anos para ser concluída.

Marcus Vinicius Xavier de Oliveira é Professor Associado do Departamento de Direito e Diretor do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Bacharel em Direito pela UNIR, Mestre em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Direito Penal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Líder do Jus Gentium - Grupo de Estudos e Pesquisas em Direito Internacional. Advogado, desenvolve pesquisas nas áreas de Direito Internacional, Direito Penal Internacional, Direito Internacional dos Direitos Humanos, Filosofia do Direito e Filosofia Política. Ele é um dos coordenadores do simpósio 17 do 24º Congresso de Estudos Literários: A Literatura na Pandemia.

O DebatePapo será um evento presencial com mediação do Prof. Vitor Cei, coordenador do PPGL. Local: Sala 104 do Edifício Bárbara Weinberg, CCHN.

Anexo(s):