Disponível para download Livros, leitura & literatura: reflexões de escritores, leitores, pesquisadores e professores

O grupo de pesquisa Literatura e Educação, coordenado pelas professoras Maria Amélia Dalvi e Arlene Batista, em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita da Ufes, coordenado pela professora Cleonara Maria Schwartz, divulga a publicação de Livros, leitura & literatura: reflexões de escritores, leitores, pesquisadores e professores, organizado pelas professoras Maria Amélia Dalvi (PPGL/Ufes), Cleonara Maria Schwartz (PPGE/Ufes) e Marta Passos Pinheiro (CEFET-MG), publicado pela Edufes e contemplado no âmbito do edital Coleção Pesquisa Ufes.

No livro, há capítulos de escritores, pesquisadores e professores de várias instituições e, ainda, contribuições de egressos, pós-doutorandos e professores e ex-professores do Programa.

Parabenizamos a todos pela publicação.

Sumário

* Leitura, literatura e materiais didáticos nas licenciaturas em Letras e Pedagogia
Adriana Falqueto Lemos, Anna Catharina Izoton Mariano, Daiane Francis Fernandes Ferreira, Josinéia Sousa da Silva, Maria Amélia Dalvi
* Decompondo uma biblioteca
Alberto Mussa
* Representações do cotidiano escolar em textos literários
Antônio Torres
* Métodos para ensinar a ler e a escrever no processo inicial da institucionalização da educação primária
Cleonara Maria Schwartz, Elis Beatriz de Lima Falcão
* O papel da iniciação científica na formação de leitores: análise de relatórios de alunos de Letras
Daniela Aparecida Eufrásio
* A igreja do livro transformador
Luiz Ruffato, Eliane Brum
* A leitura literária em espaços não escolares e a universidade
Erineu Foerste, Letícia Queiroz de Carvalho
* A representação da infância em Pinóquio: a propagação e a perpetuação do discurso hegemônico por meio da literatura infantil e da escola
Fabiano de Oliveira de Moraes
* Aula de literatura no ensino médio: escombros do texto ou leitura literária?
Gabriela Rodella de Oliveira, Neide Luzia de Rezende
* Leitura, escrita e cidadania entre os antigos e os modernos
Gilvan Ventura da Silva
* Teorema de ficção
Joaquim Branco
* Ensinando a ler… em latim?
Leni Ribeiro Leite
* Reflexões acerca das agruras do professor de português e suas literaturas
Letícia Malard
* Aula de português: da mediação à recepção de textos literários
Marta Passos Pinheiro
* Autopoética ou um autor à luz da leitura insatisfeita
Paulo Roberto Sodré
* Ensino da literatura – uma disciplina em perigo?
Regina Zilberman
* A leitura literária e a formação do leitor-escritor-professor
Wilberth Salgueiro

Pedimos ampla divulgação e desejamos a todos boa leitura.